Casa de superadobe: você mesmo pode fazer

Uma bela casa construída com a técnica superadobe.

Uma bela casa construída com a técnica superadobe.

A cada ano que passa, mais e mais pessoas vão se conscientizando de que o consumo e o gasto desenfreado que nossa sociedade rege não é mais sustentável. Inúmeros estudos apontam que em breve, esse modelo de desenvolvimento há de se esgotar. E o que fazer? Vamos esperar o problema bater à porta ou vamos enfrentá-lo desde já?

Casa de cobe, técnica similar ao superadobe e que preza pela sustentabilidade. Em todas essas técnicas, a terra é a protagonista e amiga da sustentabilidade.

Casa de cobe, técnica similar ao superadobe e que preza pela sustentabilidade. Em todas essas técnicas, a terra é a protagonista e amiga da sustentabilidade.

Muitas pessoas resolveram enfrentá-lo desde já e os ganhos para elas e para o mundo será imensurável no futuro. Uma dessas mudanças têm ocorrido aos poucos nas técnicas de construção. Construir uma casa ou prédio com concreto, gesso etc, pode, além de sair muito caro, prejudicar o ambiente de inúmeras formas. A alternativa que tem ganhado espaço cada vez mais nas técnicas de arquitetura e é simplesmente maravilhosa é a casa de superadobe.

Interior de uma casa de superadobe.

Interior de uma casa de superadobe.

Barata, simples, elegante e eficiente. Essas podem ser as palavras que resumem bem a técnia do superadobe. Diversas pessoas já se aventuraram a construir e garantem que além de fácil, ela é extremamente barata, mantém a temperatura interna constante, independente do clima externo e ainda barra o som. Para se ter uma ideia, é possível construir uma casa de superadobe com menos de 10 mil reais. Já imaginou? Duvida? Então veja aqui.

O melhor de tudo ainda é o fato de que você e sua família podem construir essa casa em pouquíssimo tempo, já que a técnica é simples e o principal material dela é abundante e se encontra no mundo todo: terra. Isso mesmo, você vai precisar basicamente de terra! Em média, uma casa de superadobe e técnicas similares não demora mais de que 2 meses pra ficar pronta… Só para ter uma ideia.

A mágica dessa técnica é preencher sacos de polietileno com terra e ir colocando um em cima do outro, cada um preso ao outro por arame farpado. Ao final, depois de levantar as camadas, basta queimar para que o saco seja retirado e passar um reboco que pode ser orgânico. Ao fim, basta passar uma mão de tinta e pronto, você terá uma casa sustentável!

Veja abaixo como se constrói uma casa de superadobe/hiperadobe (há uma pequena diferença na proporção de terra e argila entre uma e outra, mas ambas se utilizam da mesma técnica de construção) e, por fim, veja o vídeo lindo [não deixe em hipótese alguma de ver esse último vídeo] com algumas imagens com casas de superadobe e outras técnicas sustentáveis, mostrando bem a conexão que o ser humano pode fazer com o meio ambiente…

Anúncios

Uma resposta em “Casa de superadobe: você mesmo pode fazer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s