Sofá de madeira de demolição

Sofá simples de ambiente externo feito com madeiras de demolição e blocos de concreto.

Sofá simples de ambiente externo feito com madeiras de demolição e blocos de concreto.

A ideia de poder construir seus próprios móveis sofisticados, únicos e, o melhor de tudo, baratos é muito atraente para a maioria das pessoas. Há alguns anos comecei a nutrir um interesse maior por uma vida cada vez mais liberta dos gastos e do consumo desenfreado. Foi no momento que comecei a rever meus hábitos que me aproximei da ideia de produzir meus próprios utensílios com materiais reciclados.

Após alguns anos de pesquisa que iam desde casas ecológicas até decorações com materiais reciclados, pude juntar alguns exemplos de móveis práticos, fáceis de fazer e com poucos materiais.

Hoje apresento esse sofá de madeira de demolição e blocos de concreto. Para quem quer gastar ainda menos, esse tipo de madeira de demolição pode ser facilmente substituído por ripas de paletes, porém é aconselhável reforçar a estrutura do estrado de palete para não correr o risco de quebrar a ripa ao meio.

Detalhe da disposição das toras de madeira encaixadas nos blocos de concreto.

Detalhe da disposição das toras de madeira encaixadas nos blocos de concreto.

Os paletes, em contrapartida, podem ser comprados novos ou usados a preços bem acessíveis que vão de cinco reais à 50 reais a peça ou, quem for mais ousado e não tiver vergonha, pode ainda tentar pedir doação diretamente em supermercados e centros de distribuição.

Confesso que ainda não iniciei nenhum projeto pessoal, pois não tive tempo de pensar em mais nada desde que comecei a estudar para concursos. Contudo, semana que vem mudaremos de apartamento e no novo pretendo iniciar alguns projetos de decoração reciclada. Pretendo também documentar tudo, passo a passo, para todos os leitores poderem copiar.

Com pouquíssimos materiais é possível criar um um ambiente charmoso e muito aconchegante.

Com pouquíssimos materiais é possível criar um um ambiente charmoso e muito aconchegante.

Continuando, a segunda parte para a confecção desse sofá é a compra de blocos de concreto. Assim como nas fotos, é possível ainda pintar cada bloco com a cor de preferência para criar um design único. É importante eu frisar para todos os leitores que esse tipo de sofá é voltado mais para ambientes externos, porém nada impede que seja utilizado internamente em uma residência. Em uma outra postagem mostrarei um sofá similar, mas qu foi especialmente construído para fazer parte de uma sala de visitas.

Bom, queridos leitores, o preço desse sofá, em média, não vai passar dos 70 reais! Para ver como o mundo da sustentabilidade é possível e incrível! E o mais maravilhoso disso é que construir um sofá como esse não vai levar mais do que um dia! Então, mãos à obra e abusem da criatividade!

Imagens retiradas de: Lena Sekine: DIY Outdoor Seating

Deixe um comentário